Mora com um bixinho de estimação? Saiba como manter a organização

 Uma das maiores dificuldades para os donos de animais domésticos é manter tudo organizado. Você limpa um cômodo, por exemplo, e em alguns instantes o seu bichinho está em outro fazendo aquela bagunça.

Como, então, garantir que sua casa ou apartamento esteja limpo e arrumado, sem penalizar o seu melhor amigo? Separamos as melhores dicas de organização para você que tem ou quer ter animais de estimação. Confira!

 

1. Crie um cantinho só para eles

Animais fazem bagunça inevitavelmente. No entanto, se o gato ou cachorro tiver um cantinho só dele, onde possa dormir, comer e encontrar os brinquedos, tudo fica mais fácil.

É recomendável que o “quartinho” do animal seja em um ambiente diferente do que o dono dorme, até mesmo por questões de saúde. Portanto, nada de dormir na mesma cama, certo?

Outra recomendação é separar o local onde ele faz necessidades deste espaço de descanso e diversão, e ensinar o animal desde pequeno a utilizar somente este espaço quando precisar ir ao banheiro. Assim, quando precisar limpar, você só se preocupa com um cômodo da casa.

 

2. Excesso de pelos

Quando se tem um animal de estimação, é muito comum ter que conviver com uma grande quantidade de pelos espalhados pela casa. Algumas raças, inclusive, soltam muito mais pelo que outras.

Por isso, é importante manter uma rotina de escovação semanal, além de periodicamente dar banhos no animal para que ele esteja sempre limpinho. No mesmo dia em que o animal tomar banho, limpe bem a caminha onde ele dorme, seu cobertor e seus brinquedos. Se for possível, deixe esses itens no sol por algumas horas.

Além disso, varrer, passar aspirador nos estofados e passar pano no chão são rotinas necessárias para quem tem animais de estimação em apartamento.

 

3. Odores Animais

Você pode até se acostumar com o cheiro do seu melhor amigo, mas quem é visita e não está acostumado pode se incomodar com os odores animais.

Uma excelente dica é, além de utilizar produtos de higiene próprios para manter os pets cheirosos, é aplicar algumas colheres de vinagre diluído em água em todo o apartamento.

O vinagre é ótimo para eliminar os odores, não mancha o piso e não causa alergias. E pode ficar tranquilo: diluindo na quantidade certa de água (1 litro é suficiente), o seu apartamento não vai ficar com cheiro de vinagre.

 

4. Adestre seu Bichinho

Ensinar o bichinho sobre algumas regras de convivência no apartamento é essencial para manter a organização.

Primeiramente, para distrair seu cachorro, providencie brinquedos, ossinhos e mordedores mastigáveis, que ajudam a reduzir o stress, principalmente se o animal costuma ficar muito tempo sozinho.

Não deixe também de manter uma rotina diária de passeios. Cães precisam se exercitar sempre para manter a saúde em dia.

No caso de gatos, curiosos por natureza, bolinhas e novelos de lã são os brinquedos ideais. Você também pode providenciar arranhadores, caixas, prateleiras e até mesmo passarelas suspensas para gatos.

Outra boa dica é sempre presentear o animal com algum petisco quando ele demonstrar bom comportamento. Fez xixi no local certo? Desistiu de subir no sofá quando você disse não? Ofereça uma recompensa e algumas doses de carinho.

Compartilhe: